sexta-feira, 6 de março de 2009

Ilusão

"Feliz do homem que não espera nada, pois nunca terá desilusões."

Esta frase, de Alexander Pope, remete-nos para uma realidade na qual eu pessoalmente não acredito. Então... pensando bem... será que alguém é feliz se não esperar nada?

Se eu não esperasse nada, então sinceramente não queria viver esta vida. Eu acho que um dos lados mais bonitos, senão o mais importante que a vida nos pode dar, é o de nos oferecer algo que nos faz sonhar e até por vezes desesperar para obtermos. Algo que nos força a lutar, obriga a ter coragem, a não desistir. Afinal são esses pequenos sonhos que nos fazem crescer. Que nos tornam humildes, mas perseverantes.

Se não esperar nada, então não tenho nada que me faça lutar. Quem não espera nada, acaba por viver a vida à espera que as coisas lhe caiam aos pés, e para mim a ideia de ficar quieto no mesmo sítio e esperar que algo de bom aconteça é completamente irrealista. O mundo por si só, está neste momento vinculado para nos trazer sofrimento, e não alegrias. Para sermos felizes, para atingirmos os nossos objectivos, temos de superar todos os obstáculos que a vida nos impõe. Hoje em dia, temos de ter algum dinheiro, não muito, apenas o suficiente para podermos ter um tecto e comida na mesa. E só para isso, precisamos de lutar.

Agora imaginem o que será dizer a uma criança etíope, não esperes nada porque se esperares vais-te desiludir. Então, essa criança está impedida de sonhar com um futuro melhor? Desiludir??? Como é que essa criança se pode desiludir se nunca teve nada na vida?? Essa criança tem o direito de se iludir.. aliás para essa criança a ilusão é a melhor arma contra a sua realidade.

Eu, iludo-me não porque tenho medo da desilusão, mas sim porque sonho com um futuro melhor. Sonho com a minha felicidade e farei tudo ao meu alcance para a conseguir, independentemente das desilusões que apanhar pelo caminho. Cada desilusão faz-me perceber como a vida é difícil, torna-me mais adulto, mais forte interiormente. Cada desilusão ajuda-me a atingir a felicidade, ajuda-me a ver o caminho à minha frente, ajuda-me a tomar decisões e a concretizá-las sem medo de perder a coragem a meio.

É por isso que me iludo... prefiro iludir-me do que ficar parado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário