terça-feira, 17 de março de 2009

Little Big Planet - uma "BIG" aventura

Admito que sou um bocado viciado em jogos de computador. Não de forma igual aos miúdos de 16 anos, mas viciado... digamos... de uma forma adulta. Jogar alivia-me um pouco o stress, depressão e permite-me naquele momento envolver-me numa realidade virtual que solta a imaginação. Ora, muitos jogos destacam-se pelos gráficos avançados, cenários gigantescos ou campanhas baseadas em factos verídicos. No entanto poucos jogos, e digo mesmo muito poucos, nos dão aquilo que Little Big Planet (LBP), para PS3, nos dá. Em LBP, controlamos uma personagem chamada SackBoy, que nada mais é que um boneco de trapos, que podemos costumizar da forma que queremos com objectos que encontramos nos níveis. É um jogo de plataformas, ao estilo Sonic ou Super Mario, mas claro, muito mais avançado. Apesar de ser 2D, ou seja o SackBoy move-se ou para a esquerda ou para a direita do ecrã, tem 3 níveis de profundidade gráfica, ou seja podemos movê-lo, mais para "dentro" ou para "fora" do ecrã. Apesar de ser um jogo de plataformas os gráficos não desilidem, antes pelo contrário. É notório o esforço dado ao cuidado gráfico, com cenários ricos, simples e brilhantes.

O jogo passa-se num planeta terra feito de "cartão", com vários cenários 7 ao todo ( Os continentes), cada cenário com vários níveis com algum objectivo. O jogo é simples quanto baste, mas altamente viciante. O motivo desse vício, são os objectos que podes recolher, que se encontram espalhados pelos níveis, alguns à vista de todos e outros mais escondidos. Mas existem centenas deles, passando por roupa, perucas, bigodes, olhos... autocolantes (que podemos colar em qualquer lado.. literalmente), e objectos.

Os objectos servem para a grande novidade deste jogo, a criação de níveis. Ah pois é, podemos criar níveis da forma que quisermos usando os objectos recolhidos ( alguns podem ser comprados online ) e partilhá-lo na internet para que todos o possam jogar. Existem já milhares de níveis online, e alguns fazem referência a outros jogos ou filmes. É algo de fantástico e talvez o maior trunfo deste grande jogo. Os autocolantes ajudam neste processo de decorar os mundos que criamos, e até os já criados.

Havia muito mais para dizer, mas para quem gosta de jogos de plataformas e até para quem não gosta, e tenha uma PS3, aconselho vivamente este jogo. Além de ser excelente para crianças, com uma banda sonora muito bem conseguida, é também muito indicada para quem quer apenas divertir-se. Ahh, esqueci-me de referir que podemos jogar online ou offline com até 4 pessoas ao mesmo tempo. E é talvez das experiências mais divertidas que algum dia consegui fazer num jogo. E para quem tem uma câmera Ps3, pode tirar fotgrafias em tempo real e colá-las como autocolante pelos níveis. Está dobrado em Português...

Ficam aqui alguns vídeos do jogo (patrocinado pelo YouTube):



No seguinte um exemplo de jogabilidade:



Vejam mais no YouTube, inclusive propostas de Casamento :).. sim há "deidos" para tudo... LOL

A vida é simples não é??

Nenhum comentário:

Postar um comentário