quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dia dos Tolos...

Hoje não é o dia da mentira.

A explicação mais aceite para o surgimento deste dia tão especial para muitas pessoas é que surgiu em França em 1564. Reza a "lenda" que, nesse ano, o rei Carlos IX de França adoptou o calendário gregoriano, no qual o ano novo é festejado no dia 1 de Janeiro. Como até àquele ano, o ano novo era festejado no dia 25 de Março (data que marcava a chegada da Primavera), alguns franceses resistiram à mudança, não aceitando a mudança do dia de ano novo. Então, os seus conterrâneos passaram a ridiculariza-los, enviando-lhes prendas e convites para festas de ano novo que não existiam. Essas "brincadeiras" ficaram conhecidas por plaisanteries. E assim surgiu o dia da mentira, ou como é conhecido nos países de língua inlgesa April Fool's Day (literalmente: Dia dos Tolos).

Mas chega de história. E já que estou a falar de mentiras aproveito para dizer uma ou duas coisas.
A realidade é que todos nós, pequenos e grandes já mentimos pelo menos uma vez na vida. A mentira faz parte de nós e sem ela a sociedade não poderia existir. É um facto. A mentira é usada de variadíssimas formas, umas prejudiciais, outras nem por isso. No entanto é importante distinguir pelo menos três tipos de mentira. A mentira que é feita com a intenção de prejudicar (calúnia, boato, ilusão), aquela que é feita de forma a proteger ou esconder (que tanto pode ser uma acção boa como uma acção má) e aquela que é feita na brincadeira.

Quando mentimos, temos sempre um propósito. A mãe pode mentir ao filho para o proteger (divórcios, problemas finaceiros ou de saúde). A namorada pode mentir ao namorado de modo a ocultar a existência de uma festa surpresa no seu aniversário. O filho pode mentir aos pais dizendo-lhes que vai tudo correr bem quando estes se encontram no leito da morte. Estas são o tipo de mentiras que apesar de serem uma mentira, não podem ser condenadas, pois não visam prejudicar o outro.

Infelizmente, existem mais mentiras do outro tipo. Mentiras que prejudicam outras pessoas. O problema dos mentirosos é que acabam por sofrer do "síndroma do Pedro e o Lobo". Um dia, ninguém irá acreditar neles, e quando estiverem a dizer a verdade, toda a gente irá pensar que é mais uma mentira. Essas pessoas, deviam lembrar-se que além de prejudicarem outras pessoas, acabam por se prejudicar a eles próprios.. A mentira é a arma dos fracos, dos sem argumentos, dos sem ideais, dos sem carácter. Usar a mentira para enganar e/ou difamar é a forma mais cobarde de existência. Os mentirosos costumam viver no seu próprio mundo, onde eles são reis e não sujeitos às regras dos outros. Infelizmente para eles, ao viverem fechados, acabam por mais tarde ou mais cedo, ficar sozinhos.

Por isso, se é uma dessas pessoas... olhe para o céu estrelado e PENSE... pense se valerá a pena tanta mentira, engano, falsidade e engodo para proteger / preservar esse seu pequeno mundo imaginário??

Quem diz a verdade não merece castigo...

A mentira tem a perna curta...

Eu sou sincero, odeio a mentira... Não que não minta, sim, admito que minto, mas não prejudico ninguém com as minhas mentiras. Posso mentir sobre mim, mas nunca sobre os outros. E mesmo quando se trata de mim, não minto para me proteger e acima de tudo não engano ninguém... e isto vai para todos os homens e mulheres que se enganam mútuamente.. Sofrer por amor já é difícil o suficiente... Sofrer por amor e engano que envolva mentira é mil vezes pior, pois quem está do outro lado acaba por pôr todas as vivências em evidência e muitas vezes pensará: e se não terá sido tudo engano??? Será que alguma coisa que vivi foi verdadeiro?? Ser-se sincero, hoje em dia é difícil... mas é reconfortante... pois é cada vez mais raro encontrar uma pessoa sincera e honesta... ser-se sincero e honesto não implica não mentir... implica sim ser-se justo, ser-se imparcial, directo e frontal não só com os outros, mas também com nós mesmos. É ter-se a capacidade de nos podermos analisar perante os outros e ter a coragem de nos prejudicarmos se o bom senso e a verdade disso dependerem..

Pensem nisso... é muito melhor e tem muito mais valor sermos verdadeiros... Falsidade é um caminho rápido para a glória, mas ainda mais rápido para o desespero...

Nenhum comentário:

Postar um comentário